Primeiro de tudo, o que é Branding?
Como você pode ter visto em alguns conteúdos da nossa plataforma, o Branding é a gestão contínua de uma marca, com foco na fidelização e conexão das pessoas com as marcas, que revela os valores base de uma instituição e o propósito de uma organização.
O Branding também ajuda a transformar esse propósito em uma linha condutora, que se torna parte do motor de toda uma corporação, conectando e alinhando motivações, valores e expectativas das pessoas.
E o que o Design tem a ver com Branding? E afinal, o que é Design?
A palavra Design vem do latim que traz em si o termo “signo”.
Se olharmos a palavra em outras línguas (alemão, inglês), teremos então outras traduções que se encaixam no termo, tal como designar, projetar, esquematizar, entre outros.
No início do século 20, já se começa utilizar o termo “designer”. Esses profissionais tinham como premissa “a forma segue a função”. Propósito que norteou o início do design, “forma e função”, sendo forma a estética e função, como o próprio nome já diz, essa incumbência, funcionamento.
Contudo após transitarmos entre tantas escolas da arte, sofrendo influência de cada período, ficou um pouco mais difícil de explicarmos o Design. Cada escola puxando para um lado, ora forma, ora função. Design é arte? É estética? A capinha de celular que eu comprei é Design? A caneca que ganhei, que parece um pote de conserva, é Design?
Para tentar explicar rapidamente, a arte pode ser subjetiva. O artista quando cria não necessariamente está preocupado se todos entenderão da mesma forma sua arte. Já o designer está preocupado se o seu público entenderá a mensagem por trás do seu Design. Não basta ter um excelente senso estético e um grande conhecimento de técnicas se não souber adequar isso para o propósito do projeto.
Está aí uma palavra fortíssima: propósito.
O Design já teve seu período em que a forma falava mais alto que a função e vice-versa. O designer Almir Henrique diz que, hoje, Design é forma + função + propósito. O Design é como uma ponte entre a arte (técnicas), a estética (percepção) e o Branding (propósito).
O Design e o Branding caminham lado a lado. Um impulsionando o outro. Donald Norman, no seu livro “O Design do Dia a Dia”, disse que sem um modelo conceitual operamos às cegas. O Branding é esse modelo conceitual para o Design, como se fosse um manual de como a identidade da marca “funciona” e que caminho o Design deve seguir para conseguir evidenciar e representar isso.
É o casamento do discurso verbal com o discurso visual, com o objetivo maior de traduzir a promessa da marca.