Depois de uma pausa dramática de algumas semanas entre viagens e entregas de projetos, e uma inegável dificuldade em ter disciplina para escrever, cá estamos mexendo nos ingredientes alquímicos do branding, novamente.
Nesses intervalos que eu mesmo me coloco, fico maquinando (empolgado!) inúmeras ideias de textos que o dia a dia desafiador e multidisciplinar dos projetos nos apresenta, todavia, o fato é que estamos ainda bem no começo dessa jornada, sendo que temos que “começar pelo começo”, certo?!
Isso é o óbvio! E é sobre o óbvio que vamos mesmo falar!
Eu adoro o óbvio! Mas não o óbvio banal, trivial, estúpido e estéreo! Estou falando do óbvio que vem do entendimento da essência inexorável dos institutos e ter a disciplina e coragem de agir com tal foco.
Calma, explico-me! E já faço isso com a provocação acima que vem do marco zero dessa reflexão: o óbvio é “começar do começo”! Então, por que as pessoas querem “começar do final”?
Todos querem os resultados, mas poucos querem começar o processo de um caminho sedimentado e sustentável para isso! Seja em seus negócios, em suas finanças, com sua estética, com sua saúde, seu desenvolvimento intelectual, e por aí vai. Não há nada mais “humano” que isso hoje em dia. O tal messianismo, a pausterização dos conceitos, a superficialidade expositiva pelo status. Nem com a natureza gritando em silêncio em nossos jardins, vasos, janelas e ruas, queremos admitir que não cumprimos o óbvio! Não temos tempo ou paciência para o óbvio como plantas, bichos e fenômenos naturais…
Reduzindo e pragmatizando para o mundo das marcas (senão o texto vira livro!), a ideia é simples aqui: ser -> fazer -> dizer.
A esmagadora maioria das empresas que não estão em um patamar alto de qualificação querem dizer (ou estão dizendo) algo que não fazem (ou que não são talentosos em fazer) e estão fazendo algo que não são! E o mais preocupante, nunca pararam para refletir o que são, e como valorizam o que tem de melhor!
Pois bem, a lição está aqui: branding é uma jornada que você percorre partindo de você até você se encontrar com você. Ou seja, o primeiro passo do branding (o “SER” da história), é você caminhar até encontrar aquilo que faz tanto sentido para você, que é tanto representativo da sua verdade e essência que se torna ÓBVIO!
Eu falo esse discurso praticamente todos os dias da minha vida profissional pelos últimos 4 anos, e até hoje, as pessoas olham para mim com feição de surpresa por se tratar de algo tão óbvio kkkk…
Aproveitem a cultura do óbvio, ela é mágica e libertadora!
Nos vemos em breve, alquimistas!
Thiago Pomaro